Home / Homeopatia

Homeopatia

A Homeopatia foi descoberta pelo Dr. Samuel Hahnemann, médico alemão, que nos finais do século XVIII, insatisfeito com a forma como a Medicina tratava os pacientes, acabou por abandonar esta forma de tratamento. Iniciou uma terapia alternativa quando em 1796 publicou a sua primeira dissertação.

Do grego homoios (semelhante) + pathos (doença)

Leis da Homeopatia:

• “Similia Similibus Curentur” ou Princípio da Semelhança – O semelhante cura o semelhante, ou seja, uma substância que consiga causar um quadro de sintomas numa pessoa sã, conseguirá curar uma pessoa doente que apresente os mesmos sintomas.
    • Lei da Prova – O mesmo medicamento, tomado por diferentes pessoas sãs, nas mesmas condições, irá provocar sintomas semelhantes. Aqui ocorre a chamada reprodução de sintomas, que confere o quadro do medicamento (conjunto de sintomas característicos a cada medicamento) e que conduz o terapeuta na escolha da substância mais correta em cada caso.
    • Lei da Dose Mínima – É utilizada a menor dose que provoque a estimulação do sistema imunitário.
    • Lei do Medicamento Único – É utilizado apenas um medicamento de cada vez.
    • Lei da Cura ou Lei de Hering – A cura dá-se de dentro para fora, de cima para baixo e no sentido inverso ao aparecimento dos sintomas, ou seja, dos órgãos mais importantes para os menos importantes.

Trata-se de uma terapia que vê o paciente como um todo, tendo em conta os sintomas físicos, emocionais e mentais.

Os medicamentos homeopáticos são produzidos a partir de substâncias vegetais, animais e minerais, através de um processo de diluição e posterior dinamização.

Situações em que a Homeopatia pode ser utilizada:

Esta é uma terapia que pode ser utilizada tanto em crianças, como em adultos e idosos, na gravidez e no período de amamentação, e ainda em animais. É o segundo sistema médico mais utilizado no mundo.

Existem algumas limitações para a aplicação desta terapia, sendo a sua avaliação realizada através de consulta.

Marcações: 965 565 034  –  [email protected]